Entenda os benefícios do planejamento tributário para clínicas médicas

O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e oneroso, especialmente para o setor empresarial. Mesmo diante de uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, muitas empresas ainda pagam impostos indevidamente, deixando com o Fisco parte significativa do seu lucro. Nesse contexto, como solução para reduzir a carga tributária, surge o planejamento tributário, mecanismo de gestão extremamente necessário, principalmente em tempos de crise econômica.

 

Benefícios do planejamento tributário para clínicas médicas

Muito embora a implementação de um planejamento tributário possa beneficiar setores empresariais diversos, uma das áreas que possuem reflexos diretos, a partir de um bom planejamento, são as clínicas médicas. Apesar desta ferramenta de gerenciamento ainda ser pouco utilizada nesse setor, é notável os grandes benefícios e otimização de performance que é capaz de gerar.

Para elaborar o planejamento tributário de uma clínica médica é necessário fazer o mapeamento das condições econômicas e financeiras que a empresa apresenta e, a partir das normas tributárias aplicáveis a cada caso, optar pelas melhores estratégias, condições de otimização e diminuição de gastos.

Um exemplo de estratégia a ser implementada é a determinação do regime tributário de cada clínica que, de acordo com seu porte, poderá variar entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, aproveitando-se dos benefícios de cada uma delas.

 

Benefícios da equiparação das clínicas a hospitais

Outra estratégia, que pode ser extremamente vantajosa, é a possibilidade de equiparação das clínicas médicas a hospitais. Isso porque, nos termos da lei n.º 9.249/1995, às clínicas que realizam procedimentos cirúrgicos ou exames, é possível pleitear a equiparação a hospitais, adequando-se a base de cálculo do IRPJ de 32% para 8% e da CSLL de 32% para 12%, tornando-se possível tanto a redução da tributação a ser paga, quanto a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos.

Vale ressaltar ainda que a implementação de um planejamento tributário pode ser realizado tanto para clínicas que já estão exercendo atividade médicas há mais tempo, quanto aquelas que estão iniciando suas atividades.

É fato que o sistema legislativo brasileiro possui grande volatilidade, alterando e implementando leis sem que grande parte da população venha tomar conhecimento. E no aspecto tributário não é diferente. Assim, como dica bônus, destacamos que o planejamento tributário permite o acompanhamento de qualquer movimentação legislativa e, consequentemente, a aplicação imediata da novidade implementada, mantendo os profissionais da saúde e suas clínicas sempre atualizados nos parâmetros legais.

Por Marcos da Silva Filho


Contato

Veja também:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está preparada para responder todas as suas dúvidas
👋 Olá, como podemos te ajudar?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre seu email abaixo e receba tudo em primeira mão