Só contrate energia solar se projeto atender a estes 6 cuidados fundamentais

De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a produção de energia no Brasil por meio de placas fotovoltaicas já superou a produção da usina hidrelétrica de Itaipu, sendo inclusive a quinta fonte mais utilizada no Brasil, à frente do carvão mineral e gás natural.

Nesse cenário de grande expansão da energia solar, diversos avicultores têm realizado a contratação de projeto de instalação de placas fotovoltaicas a fim de mitigar parte dos custos com a energia elétrica.

Segundo estimativas do setor, a energia elétrica representa, em média, 25% do custo operacional do avicultor, ficando apenas atrás da mão-de-obra.

Assim, a adoção da energia solar como forma de complementar ou suprir integralmente a demanda de energia pode ser extremamente vantajosa para o produtor rural.

 

ATENÇÃO A ESTES 6 CUIDADOS

Porém, são necessários alguns cuidados no momento de realizar a contratação dos serviços de elaboração e instalação do projeto fotovoltaico.

A fim de auxiliar os produtores na análise e contratação de painéis de energia solar, separamos alguns pontos de atenção:

1.   OBJETO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

A elaboração de um projeto de energia solar e a instalação das placas fotovoltaicas demanda uma série de atividades que devem estar bem descritas no contrato a ser assinado, entre elas, ressaltamos:

  • Elaboração do Projeto de Engenharia Elétrica;
  • Fornecimento dos materiais necessários;
  • Instalação dos materiais;
  • Regularização do Projeto junto à concessionária de energia.

Antes de realizar a contratação, certifique-se de que o fornecedor será responsável por realizar todas as etapas acima, evitando dores de cabeça e surpresas indesejadas no futuro.

2.               IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS E SUAS GARANTIAS E CERTIFICAÇÕES

A instalação de uma usina de energia solar, como é o caso para geração de energia aos avicultores, demanda a utilização de diversos produtos e materiais elétricos, para além das placas fotovoltaicas, os quais são necessários à conexão da usina ao sistema elétrico da fazenda e da concessionária de energia.

Cada um dos produtos utilizados costuma apresentar um prazo de garantia mínimo e deve ser certificado pelos órgãos reguladores, como INMETRO e ANEEL.

Diante disso, recomendamos que sejam indicados de forma detalhada no projeto todos os materiais necessários, além das informações sobre suas garantias e certificações.

3.               EXIJA A EMISSÃO DE ART PARA O PROJETO 

A elaboração do projeto de energia fotovoltaica deve ser realizada por um profissional qualificado, geralmente, por um engenheiro elétrico.

Assim, exija que o fornecedor responsável realize a emissão da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), garantindo assim sua responsabilização legal pelo projeto elaborado.

4.               VERIFIQUE CUSTOS DE MANUTENÇÃO 

A usina fotovoltaica, após a instalação e início do funcionamento, necessitará de manutenção constante e frequente.

Desse modo, recomendamos que o avicultor verifique com o fornecedor quais os custos dessa manutenção e já inclua essa previsão em contrato.

Assim, o avicultor não será surpreendido com a cobrança de custos absurdos para a manutenção após a instalação dos equipamentos.

5.               CONFIRA O DIMENSIONAMENTO DO PROJETO

O projeto de energia solar deve ser realizado a partir da média de consumo da propriedade, se o cálculo não for corretamente realizado, pode ser que apresente uma geração de energia inferior ao necessário.

Assim, recomendamos que sempre seja revisado o dimensionamento do projeto a fim de assegurar a geração de energia suficiente. Existem inclusive simuladores disponíveis na internet em que você pode realizar a consulta.

6.               VERIFIQUE A ADEQUAÇÃO DO PROJETO A UMA POSSÍVEL EXPANSÃO DA CAPACIDADE

No setor da avicultura é muito comum a expansão do módulo de produção a partir da construção de novos aviários, o que demandará uma maior quantidade de energia.

Assim, antes de realizar o projeto de energia solar, confirme quais os custos para uma eventual expansão da produção de energia e alinhe com o fornecedor quais serão as adequações necessárias na infraestrutura elétrica no caso de uma possível expansão da demanda.

A observância desses pontos pode evitar muitos problemas futuros.

Vale lembrar que o contrato de prestação de serviços para elaboração e instalação de projeto fotovoltaico é um documento completo, sempre conte com o apoio de um profissional especializado para a revisão desse documento.

 

Por Thiago Kellermann de Castro e Almeida e Rafael Veríssimo

Veja também:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está preparada para responder todas as suas dúvidas
👋 Olá, como podemos te ajudar?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre seu email abaixo e receba tudo em primeira mão