Sua empresa possui dívidas? Entenda o que fazer para retomar o crescimento

Em época de pandemia, apesar de toda a organização e o foco do setor financeiro, possuir uma empresa com dívidas não é nada incomum.

Se sua empresa possui dívidas, não significa que a batalha está perdida, pois com um planejamento estratégico e com a adoção das medidas adequadas, além de uma dose de disciplina, torna-se possível resgatar o empreendimento e retomar o crescimento.

 

COMO REVERTER SITUAÇÃO DE EMPRESA ENDIVIDADA

Você deve estar se perguntando: “Mas como conseguir reverter a situação desfavorável de endividamento de uma empresa de maneira efetiva?”

Em primeiro lugar é necessário contar com o auxílio de advogados com conhecimentos específicos na área de contratos civis, empresariais e bancários, a depender do passivo existente.

É importante que esses profissionais atuem em conjunto como os administradores e contadores da empresa, com o objetivo de identificar o passivo e de modo a prever soluções para diminuí-lo. Analisando o passivo da empresa e atendendo às exigências legais, é possível identificar as medidas mais adequadas a serem tomadas.

Procure renegociar as dívidas da empresa

 

RENEGOCIAR DÍVIDAS PODE SER ALTERNATIVA

Renegociar as dívidas existentes pode ser uma boa alternativa, a depender da análise realizada pelo seu advogado. É preciso ter cuidado redobrado com os encargos (juros) e garantias (pessoais, avais, fianças, alienação fiduciária etc) exigidos nas renegociações, por isso o auxílio de um advogado é extremamente importante.

LEMBRE-SE QUE AS GARANTIAS MAIS RIGOROSAS PARA O DEVEDOR SÃO:

  1. Alienação fiduciária;
  2. A hipoteca;
  3. A pessoal, os avalistas e os fiadores.

Destaca-se que é de extrema importância analisar as garantias a serem prestadas, já que, muitas vezes, os avais e as fianças, quando prestados por terceiros estranhos à empresa podem gerar transtornos a pessoas com quem, em regra, o empresário não quer problemas, em razão do favor que lhe foi prestado pelo avalista ou fiador.

Por isso, mesmo na fase de renegociação de dívidas, faz-se necessário o acompanhamento e orientação de um profissional especializado para o fim de reduzir os riscos dos novos contratos, além de auxiliar o empresário a solucionar situações difíceis com terceiros.

 

ENCARE COMO UMA GUINADA PARA A SUA EMPRESA!

Errar é humano e faz parte da vida. Encare como fonte de grande aprendizado! 

Corrigir os erros e aprender com eles é fundamental para prosseguir com segurança e garantir a continuidade e a saúde financeira dos negócios. Por isso, encare a reestruturação como um recomeço.

Com a ajuda de profissionais capacitados, reflita sobre o que levou o negócio para a crise e procure agir de forma preventiva quanto aos novos contratos, procurando profissionais capacitados para fazer a análise antes de se comprometer.

E aí, gostou das dicas? Lembre-se que elas possuem finalidade informativa, por isso não substituem a consulta a um profissional. Converse com o seu advogado de confiança e veja de forma detalhada o que é necessário para o seu caso em específico.

 

POR LORENA PRINA – OAB/PR 97.878 – Equipe VV Advogados 

Veja também:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está preparada para responder todas as suas dúvidas
👋 Olá, como podemos te ajudar?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre seu email abaixo e receba tudo em primeira mão