A primeira etapa do “Programa Desenrola Brasil”, do Governo Federal, está em vias de ser oficializada. Seu foco será renegociar dívidas de brasileiros que recebem até dois salários mínimos, e que estejam com o nome negativado em razão do débito.
O programa contará com um fundo de recursos do Tesouro Nacional, que irá financiar o pagamento de todas as negociações. Mas calma, isso não quer dizer que você ficará livre da dívida. Caso você não honre o pagamento da renegociação, passará a ser devedor da União, e não mais do banco.
Até o momento, não há informações concretas quanto ao orçamento da União aprovado para o Programa “Desenrola”. Segundo fontes do governo, a ideia será limitar a renegociação de dívidas contraídas até dezembro de 2022, e que chegam até, no máximo, R$ 5 mil por negativado.
Segundo dados do Serasa, o país soma cerca de 69,1 milhões de negativados, sendo que mais de 65% das dívidas envolvem contas básicas, como água, luz e telefonia, e quase 30% delas são perante as instituições financeiras.
E aí, o “Desenrola” vai te ajudar?
Rafael Bornia, advogado da Equipe VV