A Cooperativa Agrícola é formada pela união de produtores rurais que se reúnem com o objetivo comum de satisfazer necessidades econômicas, seja atendendo o mercado de forma mais eficiente, negociando insumos de maneira mais vantajosa ou ainda melhorando a produção em termos gerais e eliminando intermediários e atravessadores.
No modelo cooperativista, todos são donos do negócio, exercendo a autogestão societária, de forma que todos os cooperados possa, em certa medida, administrar os negócios e participar das tomadas de decisão.
Todavia, o produtor rural pode se questionar: De maneira prática, quais os benefícios e desvantagens de se tornar cooperado? Exporemos os principais pontos!
BENEFÍCIOS:
- Pode ser a solução para gargalos e dificuldades mercadológicas – principalmente aos pequenos produtores – pois, representa um aumento significativo na capacidade de produção.
- Permite maior acesso à informação, inovação, novas tecnologias, ferramentas e extensão agrária, tornando-os mais competitivos, eficientes e relevantes no mercado de atuação.
- Aquisição de insumos em maior quantidade e, consequentemente, reduzindo custos e despesas.
- Acesso à assessoria técnica capacitada e com custo reduzido;
- A possibilidade de que o poder decisório seja distribuído entre os cooperados, facilitando a gestão e fiscalização das atividades da cooperativa;
DESVANTAGENS:
- A depender do formato em que a cooperativa foi constituída, os cooperados podem ser responsabilizados de forma ilimitada pelos prejuízos da cooperativa;
- Ao aderir à cooperativa, o cooperado passará a ter tanto obrigações quanto direitos, razão pela qual é importante verificar com calma quais serão essas obrigações devidas antes de se associar;
- O cooperado deverá acompanhar as reuniões e deliberações da cooperativa, participando minimamente de sua gestão;
Antes de aderir a uma cooperativa, recomendamos a análise cuidadosa de sua gestão e dos direitos e obrigações que serão assumidos pelos cooperados, evitando assim futuras surpresas.
Rafael Veríssimo e Marcos Roberto Filho